Skip to content

CARTA ABERTA SOBRE MIM

Este artigo é inspirado por uma série de referências que vi ao redor da internet e algumas bibliografias sobre profissionais que escrevem um pouco sobre si com inúmeros objetivos. Exercendo a escrita em uma carta aberta, ou um auto guia de usuário, você conhece mais de si, exerce a auto-crítica e, principalmente, estabelece um atalho para que as pessoas que trabalham com você diariamente conheçam um pouco de seus valores e personalidade. Acredito que o quanto antes nos conhecermos, mais resultados conquistaremos no menor tempo possível.

QUEM SOU?

Meu nome é Gabriel Santos. Atualmente sou Chief Architect na XP Inc. e professor na PUC-SP. Tenho 36 anos na data dessa publicação. Tenho uma esposa linda e divertida além de um filho de 4 anos no momento desssa publicação. Sou apaixonado por tecnologia, matemática, indústria financeira, jogos, esportes, filosofia, neurociência, entre outros.

Dentre os principais projetos que tenho orgulho de ter participado, destaco:

  • Um jogo MMO 3D isométrico, chamado GOUMI, que participei liderando um time com alta densidade de talento. Infelizmente não está mais no ar. Foi uma experiência incrível onde coloquei em prática quase toda a teoria de Ciência da Computação;
  • A criação da área de Algotrading na maior corretora independente do Brasil – XP Inc. Onde participei liderando um time e também desenvolvendo inúmeros algoritmos dos mais variados tipos: desde HFT (High Frequency Trading) até algoritmos inteligentes para aumento de liquidez a investiores do varejo (RLP – Retail Liquidity Provider);
  • A criação e liderança técnica de uma corretora de criptomoedas – A XDEX – do zero, patrocinada pela maior corretora independente do Brasil – XP Inc;
  • A criação da área de arquitetura – sendo o primeiro arquiteto oficial da companhia XP Inc. – em 2019. Trabalhamos com um time enxuto e excepcional. Isso nos faz continuar evoluindo a largos passos.

COMUNICAÇÃO

Dados e informações sobre o contexto de nossos objetivos/desafios é o que nos mantém engajados.

Logo, compartilharei o máximo de informações de meu conhecimento com todo meu time. A única exceção se refere a informações deliberadamente declaradas sigilosas por meus líderes. Esse compartilhamento de informações é muito importante para que todas as decisões da área sejam pensadas em conjunto. Na era dos dados, expandir sua rede neural não artificial também é uma estratégia.

O trabalho com computação e tecnologia é predominantemente mental. Logo é impossível simplesmente se desligar. Em minha opinião, isso ainda foi agravado com o home-office. Sendo assim, tentarei não enviar mensagens sobre trabalho fora do horário de trabalho.

Nossa maior ferramenta é a comunicação e nossa maior commodity, o tempo. Tentarei ser sempre direto e prover feedbacks honestos e fundados em nosso contexto para evoluirmos o mais rápido possível. Os feedbacks nunca serão pessoais e te fornecerei exemplos e situações para elucidá-los.

Obviamente, também sou falho. Gosto de comunicação clara e sem filtros. Estou sempre aberto e respondo bem a feedbacks. Prefiro recebê-los em conversas individuais (1:1s e afins).

AO MEU TIME

Se você trabalha diretamente comigo, tenho alguns ritos que considero importantes para que mantenhamos um relacionamento efetivo. Teremos uma reunião 1:1 quinzenalmente, onde o objetivo primário é seu bem-estar. Além disso, discutiremos tópicos acerca do seu crescimento profissional e pessoal, formas de comunicação e, por último, tópicos relativos ao trabalho e projetos envolvidos. Sempre te munirei de informações essenciais ao seu trabalho, respeitando as diretrizes descritas na seção Comunicação. Estou sempre aberto a feedbacks de como podemos melhorar nossa comunicação e forma de trabalho.

Diariamente teremos uma reunião, com todos meus diretos, de 30 minutos para alinhamentos rápidos e táticos acerca do trabalho.

Em busca de maior efetividade eu priorizo a comunição assíncrona e tento seguir algumas diretrizes. Logo, não há necessidade de esperar nossa 1:1 se você tem algo urgente a ser discutido. Se você precisa de resposta rápida, tente me alcançar através do Whatsapp.

Embora a agenda seja realmente caótica, procurarei estar SEMPRE disponível ao meu time – diretos ou não. Então, se você tem um problema de trabalho e precisa de ajuda, ou quer apenas conversar um pouco, sinta-se livre para marcar um tempo em minha agenda e falaremos.

Se você não trabalha diretamente comigo, procuro sempre realizar Skip Level Meetings com o intuito de ouvir e estar em contato com todos os membros do time. Além disso, teremos uma plenária mensal com o objetivo de manter todos do time alinhados com o posicionamento da empresa e da área de tecnologia mediantes estratégias deliberadas e emergentes. É de suma importância que todo meu time tenha em mãos as mesmas infromações que eu, respeitando as exceções descritas na seção Comunicação.

VALORES

Pessoas: Pessoas vem sempre em primeiro lugar. Acredito não exisitir resultado positivo em um time que não se entende e não está mentalmente saudável. Trabalharei para que estejam seguros de todas as formas: mentalmente, fisicamente e financeiramente. Espero a mesma postura de todos os que trabalham comigo.

Respeito: Não me importo com cargos, títulos ou diplomas. Respeite as pessoas. Seja sempre educado, gentil e útil.

Autonomia: Quem está mais próximo ao problema deve ser capaz e ter toda autonomia para resolvê-lo. Só assim conseguiremos construir um ambiente escalável. Acredito que um líder deva sempre calibrar sua participação e seu interesse para não micro-gerenciar e, por outro lado, não abandonar o time.

Estratégia: Sou um Cientista da Computação em minha essência. Logo, tento pensar de forma ampla, algorítimica e sistemática. Grande parte do meu trabalho como Chief Architect é equilibrar estratégias deliberadas e emergentes de forma a otimizar a utilização dos recursos da companhia e entregar o máximo de valor em meu contexto, usando tecnologia como um meio competitivo.

Leveza: Parto do princípios que as pessoas querem fazer o melhor possível para o bem da empresa e assim tento entender o contexto com empatia. Isso me ajuda a manter o estresse sob controle. Seja leve, problemas sempre existirão e seu estado de espírito contagiará as pessoas ao seu redor, de forma positiva ou negativa.

Maestria: Tenho curiosidade em saber e aprender cada vez mais. Estarei nessa jornada de conhecimento eternamente. Cargos e conquistas nunca diminuirão minha sede em aprender. Se você me fizer uma pergunta, farei o meu melhor para responder de forma didática e objetiva. Quando não souber a resposta te responderei que não sei a resposta. Se o assunto me interessar, estudarei bastante acerca para ter uma opinião formada. Não se sinta na obrigação de saber e nem ter uma opinião para tudo.

CURIOSIDADES

  • Minha família vem em primeiro lugar. Isso não é negociável.
  • Farei o máximo para que você cresça em seu papel. Isso envolve nos tirar da zona de conforto.
  • Me identifico com inúmeros princípios culturais descritos no livro da Netflix.
  • Gosto de ler e mantenho minha conta no Goodreads ativa, assim outras pessoas podem interagir comigo acerca de minhas referências bibliográficas.
  • Eu costumava jogar Go (o jogo de tabuleiro), e em minha melhor forma alcancei o nível 3 Dan Amador. Infelizmente, hoje já não pratico mais, então creio ser, no máximo, um médio Kyu. Porém adoraria jogar casualmente entre amigos.

Esse é documento vivo e procurarei atualizá-lo com frequência.

Referências

https://www.inc.com/the-build-network/to-make-your-management-style-clear-create-a-users-manual.html

How to rands;